Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo sedia outorga do título de Dr. Honoris Causa a Gilberto Gil e abre exposição inédita que homenageia o ícone da cultura brasileira
Ascom Secult-CE – Texto e Fotos
Após a titulação realizada pela Universidade Regional do Cariri (Urca), Centro Cultural do Cariri inaugura mostra “Debaixo do Barro do Chão”, com obras de mestres da cultura cearense que se conectam com a musicalidade de Gil
Na noite desta quarta-feira (10), o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, espaço público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), sediou a solenidade de outorga do título de “doutor honoris causa” ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.
O título foi concedido pela Universidade Regional do Cariri (Urca). “Reconhece Gilberto Passos Gil Moreira pelo singular incentivo em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos e sua relevante contribuição para o desenvolvimento da região do Cariri e do País”, detalha a gestão da Urca.
“A gratidão por esta honraria só não é maior que o orgulho de fazer parte dessa riqueza, dessa grandeza, dessa terra ardente, de ser irmão dessa sagrada gente, desse chão. Obrigado de coração”, declarou, Gilberto Gil, após receber a distinção.
As celebrações ao legado de Gilberto Gil prosseguem no equipamento referência em acesso, difusão e promoção da cultura cearense. Gerido em parceria com o Instituto Mirante de Arte e Cultura, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo abre, nesta quinta-feira (11), a exposição “Debaixo do Barro do Chão”. Construídas por mestres da cultura do Ceará, as peças se conectam com a vida e obra do artista e ativista da cultura.
Gil que inspira
O evento foi presidido pelo Reitor da Instituição, professor Carlos Kleber de Oliveira. Contou com as presenças do Governador do Ceará, Elmano de Freitas; da secretária da Cultura, Gecíola Fonseca; da secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Professora Sandra Monteiro; do secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (MinC), Fabiano Piúba; e do Conselho Universitário da Urca.
“O Cariri, essa lendária terra de gente resistente e forte. Hoje, volto aqui para compartilhar com tantos que empreendem essa lavoura humana da busca constante do conhecimento e do saber. Volto para receber as honrarias de pertencer aos quadros dos homens doutos, aqueles que a vida doutor, doutorou para a distinção de instruir com o seu exemplo, de ensinar com o seu trabalho, de inspirar por sua caminhada”, declarou Gilberto Gil.
Na ocasião, o homenageado também recebeu a Coroa do Reisado do Cariri e espada confeccionadas, respectivamente, por mestre Tarcísio do Reisado São Miguel e mestre Valdir do Reisado Arcanjo Gabriel. Os artefatos foram entregues por mestre Aldemir e mestra Flatenara.
A solenidade reuniu uma série de apresentações artísticas. A acolhida foi feita pelo Reisado de Caretas de Potengi, Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, Mestre Aldenir e o Reisado Reis de Congo, Mestra Maria de Tiê e o Coco dos Souza. Após a sessão de outorga, o palco do Terreiro das Artes, no Centro Cultural, recebeu o show de Bem Gil e Banda Fogo Eterno, com participações de Moreno Veloso, Mãeana, Guigga e Luíza Brito.
“São inúmeros aqueles que eu poderia destacar ao rol dos que me aproximaram deste lugar. Foram tantos. Desde aqueles que nos primórdios da minha vida me fizeram ouvir os sons dessa terra de bravos e encantados. Depois, aqueles que me trouxeram tantas vezes para perto do alento, do fôlego desses ventos sertanejos. Aqueles que me animaram a conhecer mais e melhor essa riqueza agrestina. Esses tantos, a quem eu teria de agradecer agora, por estar envergando esta beca”, compartilhou Gilberto Gil.
Exposição para Gilberto Gil
Após o evento que marcou a entrega do título “doutor honoris causa” ao ícone da MPB, o Centro Cultural inaugura, nesta quinta-feira (11), a exposição “Debaixo do Barro do Chão”. A mostra estará disponível para visitação no espaço Átrio e conta com a curadoria de Fabiano Piúba.
“O Cariri sempre esteve presente na vida e na obra de Gilberto Gil, em especial na sua relação com o cancioneiro de Luiz Gonzaga, filho de Exu, terra pernambucana que faz fronteira com o Crato, cidade onde está localizado o Centro Cultural do Cariri”, anuncia o material de divulgação da mostra.
A exposição conta com obras construídas por Corrinha Mão na Massa (da cidade de Missão Velha), Mestra Fanca e Irmãs Cândido (Juazeiro do Norte) e Mestre Jaime, da Barbalha. Os trabalhos se conectam com a musicalidade e o universo tão bem cantado por Gilberto Gil.
A instalação apresenta peças inspiradas a partir da música “De onde vem o baião”, composta pelo baiano em 1976. A produção exposta também se relaciona com a vida e obra do homenageado, adentrando a materialidade imantada da terra que adentra o pensamento e o fazer artístico de Gilberto Gil.
Fonte: Governo do estado do Ceara