Inesp participa da nona edição da Feira do Conhecimento 2025

Por Amanda Andrade*

 – Foto: Máximo Moura

O Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), participa, até amanhã (8/11), da nona edição da Feira do Conhecimento 2025 (FdC), realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), o evento tem como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território” e busca aproximar o público da ciência, da tecnologia, do empreendedorismo e da inovação.

Durante a programação, o Inesp apresenta um painel interativo que conta a história da Casa do Povo, destacando a trajetória da Mesa Diretora da Alece e o programa Ceará de Valores. O espaço também exibe uma linha cronológica sobre o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e sua relação com personalidades cearenses, como o Marechal Casimiro Montenegro, fundador do instituto, além de abordar a criação do novo campus do ITA em Fortaleza, que oferece cursos de Engenharia de Sistemas e Energias Renováveis.

João Milton, diretor-executivo do Inesp Alece destaca atrações levadas pela Alece para a FdC Foto: Máximo Moura

“Estamos aqui representando a nossa Assembleia Legislativa do Estado do Ceará com um importante estande que traz uma homenagem significativa à história do ITA e à história dos cearenses que fundaram o ITA, uma homenagem que se estende até os dias atuais, com o novo campus Fortaleza”, destacou João Milton, diretor-executivo do Inesp. “Além disso, temos um belíssimo estande onde prestamos uma homenagem institucional aos deputados estaduais, à Presidência, na pessoa do deputado Romeu Aldigueri (PSB), e à Mesa Diretora”, completou.

O painel traz ainda o quadro dos cearenses premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024, reforçando o papel do Parlamento no incentivo à educação e à pesquisa científica.

A Feira do Conhecimento 2025 reúne mais de 200 empresas e instituições em um espaço de 9 mil m², oferecendo palestras, oficinas, mostras científicas, jogos, experiências tecnológicas, astronomia, inclusão e inovação social. 

Deputado Acrísio Sena aponta sintonia entre debates realizados pelas comissões técnicas da Alece com temas apresentados na Feira  Foto: Máximo Moura

O deputado Acrísio Sena (PT) participou do evento e detalhou as iniciativas da Alece voltadas à produção de conhecimento no Estado. Segundo o parlamentar, as Comissões Técnicas da Casa — em especial as de Ciência, Tecnologia e Inovação, Meio Ambiente e Educação — desempenham um papel primordial na temática escolhida para esse ano. Segundo ele, as comissões são essenciais para a discussão dos processos de transição energética e digital, além de fortalecerem os debates e as ações referentes à sustentabilidade ambiental.

A expectativa da organização é que o evento reúna cerca de 30 mil visitantes até o encerramento, neste sábado (8/11), consolidando-se como o maior espaço de popularização científica do Ceará.

Edição: Clara Guimarães

*Estagiária sob supervisão da editora Clara Guimarães 

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *