Manobra de Heimlich: Samu Fortaleza incentiva aprendizado da técnica para socorro em caso de engasgos
Profissionais reforçam sobre como proceder até a chegada da equipe, que deve ser acionada pelo 192; iniciativa de prestar o primeiro atendimento pode salvar a vida da vítima
Foto:Reprodução
Texto;Divulgação
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Fortaleza) da Prefeitura reforça dicas e orientações para socorro em casos de engasgos e incentiva que a população saiba aplicar a manobra de Heimlich. Nessa técnica, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que simula uma tosse forçada, que faz com que o objeto seja expulso das vias aéreas. Essa técnica de primeiros socorros é rotineiramente colocada em prática pelas equipes do Samu Fortaleza. No primeiro bimestre do ano, os profissionais atenderam 51 casos de obstrução das vias aéreas, desses, três faleceram. Em 2022, foram 322 atendimentos, dos quais 28 vieram a óbito.
Sendo assim, o que fazer quando um bebê está engasgado? E se for um adulto? A orientação é sempre chamar o socorro, através do telefone 192, conforme explica Cristiano Rola, gerente do Samu. Ele afirma que, até a ajuda chegar, qualquer pessoa pode socorrer a vítima aplicando a manobra de Heimlich, desde que realize corretamente as técnicas.
“Em todas as situações de primeiros socorros é necessário manter a calma, para poder agir com segurança e inteligência. A manobra pode ser executada tanto em crianças, quanto em adultos. A técnica é simples e, se aplicada corretamente, pode mudar o desfecho de quem está sofrendo o engasgo”, explica Cristiano.
Capacitações
Os profissionais do Centro de Simulação Clínica do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 – Regional Fortaleza realizaram, no último ano, capacitações de Suporte Básico de Vida para 2.291 pessoas, envolvendo atividades para prestar socorro em situações de parada cardiorrespiratória e obstrução de vias aéreas. Os treinamentos contemplaram profissionais da Rede de Urgência e Emergência de Fortaleza, de escolas municipais, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), guardas municipais, educadores físicos das Areninhas, residentes médicos e multiprofissionais, internos e acadêmicos de medicina.
Saber lidar em situações que envolvem o desengasgo requer o aprendizado das técnicas que são internacionalmente preconizadas, sendo necessário seguir procedimentos pré-estabelecidos para ter êxito, afirma o médico e coordenador do NEP Samu 192, Gabriel Soares. “Os casos graves podem levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo, sendo necessário agir rapidamente para evitar complicações”, alerta.
Manobra de Heimlich nos adultos e crianças maiores que um ano:
Abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen;
No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente;
No caso de crianças, posicionar-se atrás, mas de joelhos;
Atrás da vítima, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago”, estando essa mão fechada e, com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa;
Observação: Em caso da pessoa ser obesa ou gestante no último trimestre, realizar as compressões sobre o esterno, na linha entre os mamilos, e não sobre o abdômen.
Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução.
Atenção: Em caso de pessoa inconsciente, não realize a manobra e contate imediatamente o serviço de emergência, através do telefone 192.
Manobra em crianças menores de um ano e bebês:
Bebê consciente
Coloque o bebê de bruços em cima de seu braço e faça 5 compressões (golpes com o calcanhar das mãos) entre as escápulas (no meio das costas);
Depois, vire o bebê de barriga para cima e faça 5 compressões sobre o esterno (osso do meio);
Se conseguir visualizar o objeto, retire-o;
Caso não seja possível a visualização do objeto, nem a retirada, continue realizando as compressões até a chegada do serviço de emergência, através do telefone 192.
Observação: Esta manobra em bebês é mais fácil ser executada com o auxílio de uma cadeira ou assento.
Bebê inconsciente
Deite o bebê de barriga para cima sem seu braço e abra boca e nariz;
Verifique se o bebê está respirando;
Se o bebê não estiver respirando, realize duas respirações boca-boca, bloqueando a boca e o nariz;
Observe se há expansão do peito; em caso negativo, realize novamente a respiração;
Contate imediatamente o serviço de atendimento de emergência, através do telefone 192.
Fonte da Matéria:https://www.fortaleza.ce.gov.br