Pinacoteca do Ceará encerra abril com ações para comunidade surda, visitas mediadas e programação infantil

Ascom Pinacoteca do Ceará – Texto
Marília Caramelo – Foto

Além das exposições “Leonilson e Das Amizades”, “Amar se aprende amando” e “No lápis da vida não tem borracha”, está em cartaz a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

A última semana de abril na Pinacoteca do Ceará segue destacando as atividades do Mês da Lei de Libras. O museu, que integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, realiza ainda visitas mediadas livres e temáticas, além da programação infantil.

Na quinta-feira (25), o museu recebe o tradutor surdo e poeta negro Manoel Martins para a Conversa de Ateliê “O direito linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”. A atividade será realizada a partir das 17h, no Ateliê 1 da Pinacoteca. O objetivo da ação formativa é contribuir para o debate sobre inclusão social e acesso linguístico a partir de temas presentes na trajetória de Manoel Martins e da comunidade surda, tanto no âmbito da educação quanto no cenário artístico. Para participar do encontro, que é voltado para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras, é preciso se inscrever. Mais informações e inscrições AQUI.

Na sexta-feira (26) e no sábado (27), das 15h às 16h, o público pode conhecer todas as exposições em cartaz por meio das Visitas Mediadas, conduzidas pela equipe educativa do museu. Atualmente, a Pinacoteca do Ceará conta com as individuais “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, e “No lápis da vida não tem borracha”, de Aldemir Martins, da Mostra Bonito Pra Chover, além da coletiva “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”. O museu oferece, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca, com obras dos artistas Chico da Silva, Garcia e Chica da Silva que pertencem à coleção do museu.

Oficinas e visitas temáticas

A Pinacoteca realiza também as “Oficinas de Ateliê – Crochê: usando as mãos” no sábado (27), das 14h às 16h, para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras a partir de 15 anos. A atividade busca facilitar a apreciação das obras da exposição “Leonilson e Das Amizades” por meio da prática do crochê, oferecendo uma experiência de mediação e participação, além de explorar e discutir a arte manual utilizando sua primeira língua, enquanto dialoga sobre vida, arte, artistas e suas criações. A mediação será feita pela tradutora e intérprete de Libras, supervisora de acessibilidade da Pinacoteca, Alana Oliveira. São disponibilizadas 10 vagas.

Também no sábado (27), o museu realiza o “Percursos Entrelaçados + Ateliê: Autorretratos”, das 16h às 18h. O objetivo da atividade é entender como as exposições “Amar se aprende amando” e “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” se relacionam com a temática do autorretrato. Antonio Bandeira produziu autorretratos distorcidos por meio de uma garrafa ou na superfície do espelho, já Leonilson traz em suas obras autobiográficas frases e símbolos da natureza. Após a visita, o público segue para o ateliê a fim de explorar as possibilidades de criação a partir de uma proposição autobiográfica. A mediação da atividade, que tem classificação indicativa livre, será feita por Beatriz Gurgel.

No domingo (28), o Ateliê Criança Cria traz novamente a temática do autorretrato para o público infantil. Na proposta, as crianças são estimuladas a explorarem a criação de autorretratos a partir das obras de Antonio Bandeira. A mediação é de Beatriz Gurgel e Érica Xita. A atividade ocorre em dois horários, das 10h às 11h pela manhã, e das 15h às 16h durante a tarde. A recomendação da atividade é para crianças a partir de 3 anos.

Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em 3 de dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.

Serviço

O que: Programação da Pinacoteca do Ceará – 25 a 28 de abril

> Quinta-feira, 25.4

17h

Conversa de Ateliê “O direito Linguístico e o acesso à cultura e arte nos espaços de disputa”

Com Manoel Martins

Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de Maio, 34 – Centro, Fortaleza)

Classificação indicativa: livre

30 vagas

Inscrições pelo link: https://forms.gle/FNew6MeVefX7S1jZ8

Para pessoas surdas ou sinalizantes em Libras

> Sexta-feira, 26.4

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 27.4

14h às 16h

Oficinas de Ateliê – Crochê: usando as mãos

Mediação: Alana Oliveira

Onde: Ateliê 3 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Para pessoas surdas e sinalizantes em Libras a partir de 15 anos

10 vagas | Inscrições por ordem de chegada

Acessível em Libras

> Sábado, 27.4

15h às 16h

Visitas mediadas

Onde: Mostra Bonito pra Chover e exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades”

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Sábado, 27.4

16h às 18h

Percursos Entrelaçados + Ateliê: Autorretratos

Mediação: Beatriz Gurgel

Onde: Mostra “Bonito pra Chover” + Exposição “Leonilson e Das Amizades” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras

> Domingo, 28.4

10h às 11h | 15h às 16h

Ateliê Criança Cria – Antonio Bandeira para crianças: autorretratos

Mediação: Beatriz Gurgel e Érica Xita

Onde: Exposição “Amar se Aprende Amando” e Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: livre

Para crianças a partir de 3 anos

Acessível em Libras

> Todas as atividades são gratuitas.

> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.

> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.

> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis

Em cartaz:

Mostra “Bonito Pra Chover”:

“No Lápis da Vida Não Tem Borracha” – até 1º de setembro de 2024

“Amar se Aprende Amando” – até 1º de setembro de 2024

Exposição “Leonilson: Montanhas protetoras e ao longe, vulcões, rios, furacões, mares, abismos e Das amizades” – até 26 de maio de 2024.

Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará

Visitas de quinta a sábado, das 12h às 20h, e domingos, de 10h às 18h.

Fonte: Governo do estado do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *