Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará realizam manhã de ações para Comunidade do entorno do Rio Maranguapinho

Evento “Meu Maranguapinho em Ação” contou com atividades de mobilização, cidadania e cuidado com o meio ambiente para os moradores do entorno do rio

UrbFor realiza distribuição de mudas de plantas durante manhã de atividades para moradores do entorno do Rio Maranguapinho
Durante o evento, houve distribuição de mudas e orientações sobre o cuidado com as plantas, reforçando a importância da arborização e do equilíbrio ambiental. (Fotos: Tainá Cavalcante)

Em clima de integração e cuidado com o meio ambiente, famílias do entorno do Rio Maranguapinho participaram, neste sábado (25/10), de uma manhã de atividades voltadas à preservação ambiental, à saúde e à cidadania. Realizado na Areninha do Bonsucesso, o evento “Meu Maranguapinho em Ação” reuniu moradores da Regional 5 em um momento de lazer, aprendizado e mobilização pelo cuidado com o rio.

A iniciativa foi promovida pela Secretaria Regional 5 com o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e contou com o apoio da Autarquia de Paisagismo e Urbanismo de Fortaleza (UrbFor) e da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

De acordo com o Secretário da Regional 5, Jovanil Oliveira, entre os objetivos do evento estão reforçar o cuidado com o meio-ambiente e aproximar ainda mais a Prefeitura da população, levando ações e serviços para a comunidade.

“O Rio Maranguapinho é um patrimônio natural da nossa cidade e precisa ser preservado. Ao mesmo tempo, esse é um espaço de convivência e lazer, que pode contribuir para a saúde física e mental das pessoas. Com o apoio do Governo do Estado, oferecemos aqui diversos serviços sociais e de saúde, fortalecendo esse diálogo com a comunidade e mostrando que cuidar do rio também é cuidar da nossa gente”, afirmou o secretário.

Entre os destaques da programação, a caminhada ecológica “Todos pelo Rio Maranguapinho” reuniu participantes em um percurso simbólico de valorização do recurso hídrico. O público também teve acesso a diversos serviços gratuitos e atividades de bem-estar, como atendimentos com nutricionista, ações de saúde bucal e auriculoterapia.

O evento ofereceu ainda emissão de documentos por meio do Caminhão do Cidadão, apresentações do Circo Escola e do teatrinho com os personagens “Pingo, Gota e Gota D’Água”, além da presença dos Agentes Jovens Ambientais e Agentes da Cidadania. Houve também distribuição de mudas e orientações sobre o cuidado com as plantas, reforçando a importância da arborização e do equilíbrio ambiental.

O Caminhão Limpezinha acompanhou o percurso pelas margens do rio, recolhendo resíduos sólidos de grande volume, como restos de madeira e ferragens. Nos dias anteriores, o Governo do Estado realizou a limpeza do Maranguapinho, e a Prefeitura fez a retirada de resíduos encontrados no local.

A cuidadora Geovana Gondim aproveitou intensamente a programação, participando de atividades como a caminhada, e recebendo uma muda de planta. “Eu gosto de estar presente nesses eventos, porque animam a comunidade e fazem a gente pensar mais na limpeza e na saúde do bairro. Tudo isso é importante pra gente viver melhor,” conta ela.

Tuk Tuks do projeto VamosJuntos transportam população durante manhã de atividades para moradores do entorno do Rio Maranguapinho.
Os Tuk Tuks do projeto VamosJuntos levaram moradores da comunidade que têm mobilidade reduzida para o evento. Iniciativa está em fase de desenvolvimento no território

Entre os serviços presentes no evento também estava o transporte do projeto VamosJuntos. Em desenvolvimento com o apoio da Prefeitura e da Toyota Mobilities, a iniciativa facilita o acesso a diferentes pontos do território para pessoas com mobilidade reduzida utilizando Tuk Tuks. Um dos beneficiados foi o aposentado Raimundo Daniel Silva, que tem dificuldades de locomoção causadas por elefantíase.

“Um evento como esse é muito bom, porque traz serviços e oportunidades que muitas vezes a gente não tem acesso. E poder chegar até aqui com o Vamos Juntos fez toda a diferença. Esse transporte é muito importante para nós, facilita o deslocamento dentro da comunidade e permite que a gente participe mais do que acontece por aqui,” avaliou Raimundo.

Para a manicure Almerinda Filgueiras, o evento contribui para mudar a relação da comunidade com suas áreas verdes e recursos hídricos. “Muita gente ainda não tem consciência do valor do Rio Maranguapinho, e eventos assim ajudam a informar e despertar esse cuidado,” considera.

Com ações educativas e recreativas, o “Meu Maranguapinho em Ação” buscou fortalecer o vínculo da população com o rio e despertar a consciência sobre a preservação de um patrimônio natural fundamental para a saúde e a qualidade de vida das famílias da região.

Projeto Maranguapinho

Concebido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com o Governo Federal, o Projeto Maranguapinho tem como objetivo a recuperação sócio-ambiental do Rio Maranguapinho e a melhoria das condições de vida das famílias que atualmente residem na faixa de alagamento em situação de risco, e nas áreas adjacentes ao rio, atuando nos municípios de Maranguape, Maracanaú, Fortaleza e Caucaia.

Com um investimento superior a R$ 500 milhões, o projeto Maranguapinho é considerado a maior obra de intervenção urbana prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, para o Estado do Ceará. Dividido em quatro grandes ações (barragem de controle de cheias, dragagem, habitação e urbanização), o projeto deve beneficiar cerca de 30 mil famílias.

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *