Procuradoria Especial da Mulher encerra 2024 com expansão da atuação para 138 municípios

Por Luciana Meneses

Com 12 anos de atuação, a Procuradoria Especial da Mulher (PEM) da Assembleia Legislativa do Ceará segue ampliando seu atendimento e encerra o ano de 2024 presente em 114 municípios, além de 24 procuradorias em fase de implementação.

A expansão fortalece o trabalho do órgão no combate à violência contra a mulher, na defesa dos direitos femininos e na promoção e incentivo à participação feminina na política, alcançando assim 138 municípios e totalizando 1.657 atendimentos no ano de 2024.

Dentre os serviços disponíveis pela PEM está o Zap Delas, canal de comunicação via WhatsApp para mulheres em situação de vulnerabilidade e que sofrem agressões e buscam ajuda. A procuradoria conta ainda com atendimento jurídico e psicossocial, também promovendo atividades e eventos de conscientização. 

Para a então procuradora Especial da Mulher da Alece, deputada Lia Gomes (PDT), 2024 foi um ano de muita produção e fortalecimento do órgão. “Até o dia 31 de dezembro, inauguramos 24 novas procuradorias, criamos o Observatório da Mulher da Assembleia, que vai acompanhar os indicadores de violência das mulheres aqui no nosso Estado. Criamos também um núcleo de homens pelo fim da violência contra as mulheres, contratamos um psicólogo que vai trabalhar com o público específico masculino, especialmente aqueles homens que já são condenados pela Lei Maria da Penha”. 

Segundo a parlamentar, foi um ano de muita produção de artigos também em parceria com as universidades. A ideia, segundo ela, é que, neste ano, essa ação de expansão das atividades da PEM para outros municípios tenha prosseguimento,  com a abertura de novas procuradorias, bem como as parcerias com as universidades.

II Macha em Defesa das Mulheres – Foto: Bia Medeiros

Durante o último ano, foram realizadas 35 palestras em escolas cearenses, bem como eventos do Dia Internacional da Mulher, II Marcha em Defesa das Mulheres, atendimento durante o Vem pra Alece e Assembleia Itinerante, treinamento para a implementação do programa Proteção na Medida, o III Seminário Formativo das Procuradorias da Mulher do Ceará e o lançamento do Observatório da Mulher Cearense. 

Ações do Agosto Lilás, pelo fim da violência contra as mulheres; Setembro Amarelo; Outubro Rosa e 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher também fizeram parte da programação anual. Foram realizadas 80 formações técnicas para as equipes atuantes, além dos cursos reflexivos de gênero para homens autuados por crime de violência contra a mulher.

SERVIÇO

Procuradoria Especial da Mulher – Assembleia Legislativa do Ceará

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2.930 A. Bairro Dionísio Torres, Fortaleza/CE.

Funcionamento: Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Telefone: (85) 3277.2748

Zap Delas: (85) 9 9814-0754

E-mail: [email protected]

Edição: Clara Guimarães

Fonte: assembleia legislativa do Ceará

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *