Projeto Malha D’água é discutido durante seminário da 10ª Região Militar
Ascom SRH – Texto e Fotos
Com o objetivo de construir parcerias entre atores públicos e privados, estimular iniciativas de pesquisa e cooperar para o desenvolvimento de estudos sobre a seca no semiárido, a 10ª Região Militar realiza o Seminário “Seca no Nordeste: Soluções hídricas e desafios estratégicos”. Iniciado na manhã desta quinta-feira (01), no auditório do Banco do Nordeste, em Fortaleza, o evento contou com a participação da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), para discutir sobre o Projeto Malha D’água.
O encontro é o primeiro Seminário de Estudos Estratégicos da 10ª Região Militar e busca a integração de esforços, inovação e planejamento estratégico quanto ao enfrentamento da seca no âmbito do Ceará e do Piauí. O General de Divisão, Cristiano Pinto Sampaio, expressou a importância do momento: “é uma satisfação podermos nos reunir para tratar de assuntos tão caros ao nordestino. Essa parceria entre setor produtivo, exército, instituições governamentais e acadêmicas certamente gerará frutos positivos”.
Com a oportunidade, a SRH ministrou aos presentes os aspectos hidrográficos do estado e as principais obras de infraestrutura hídrica, como o Eixão das Águas e Cinturão das Águas do Ceará, dando ênfase no Projeto Malha D’àgua e sua capacidade de garantir maior segurança hídrica, fornecendo água em melhor quantidade e qualidade.
Ramon Rodrigues, secretário dos Recursos Hídricos e palestrante do encontro, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos militares:
“Ficamos muito satisfeitos em fazer parte desse momento, pois é esse espírito de parceria que há mais de 30 anos nós viemos buscando; juntar a expertise de cada setor e montar uma gestão dos recursos hídricos eficiente em prol de buscar soluções hídricas para o Ceará. O exército sempre foi pioneiro na preocupação com o abastecimento do nordeste e o parabenizo por mais essa iniciativa e busca por inovação”.
O evento segue durante esta quinta e sexta-feira com programação de palestras e debates hídricos no Centro Administrativos do Banco do Nordeste, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube.
Fonte: Governo do estado do Ceara