Questão de Ordem trata sobre o impacto da IA no mercado de trabalho nesta terça-feira
Por Wanessa Tavares/ com Assessoria

João Araújo Monteiro Neto e Renato Abreu – Foto: Divulgação Alece TV
O programa Questão de Ordem, da Alece TV (canal 31.1), recebe, nesta terça-feira (09/12), às 19h30, o presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB/CE), João Araújo Monteiro Neto. Ele vai falar sobre o impacto da Inteligência artificial no mercado de trabalho.
O tema tem causado muito debates, questionamentos e previsões não muito alentadoras para alguns segmentos de trabalhadores. Geoffrey Hinton, considerado um dos “padrinhos da IA”, em evento realizado em Washington, previu que a substituição de trabalhadores humanos por IA causará colapso econômico.
Realizado pela Universidade de Georgetown, o encontro discutiu os efeitos sociais e econômicos da inteligência artificial e seu potencial de remodelar a força de trabalho global. Na ocasião, o cientista da computação, vencedor do prêmio Nobel, Geoffrey Hinton, afirmou que a atual transformação tecnológica não se assemelha a revoluções anteriores. Em sua avaliação, as mudanças desta vez não abrirão novas frentes de trabalho para substituir as antigas.”As pessoas que perderem seus empregos não terão outros empregos para onde ir”, disse.
Já, o vencedor do Nobel de Economia 2025, canadense Peter Howitt, que provou matematicamente a teoria da destruição criativa, falou que a inteligência artificial vai exigir mais habilidades subjetivas dos profissionais. O impacto real da IA, veremos empregos ser substituídos — o lado visível. Depois, surgirão novas funções, novas habilidades e modelos de negócio que vão gerar produtividade real. Ainda não está claro quem vai se beneficiar mais, mas o processo já começou com um boom de investimentos em IA afirmou ele em entrevista à revista Veja.
ENTREVISTADO
João Araújo Monteiro Neto é PhD em Direito pela Universidade de Kent no Reino Unido. Tem curso de Aperfeiçoamento em Resposta a Incidentes pela Organização dos Estados Americanos, em parceria com o Instituto de Ciberseguridade da Espanha (INCIBE) e a Universidade de Leon na Espanha.
É professor de Direito Digital, Proteção de Dados Pessoais e Engenharia Jurídica no curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor). Advogado especializado em Proteção de Dados e Privacidade, presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/CE e professor da Unifor. Também foi pesquisador da Universidade de Malta e Voluntário no Mandato do Relator Especial da ONU para o Direito à Privacidade.
Com produção de Helenir Medeiros e apresentação do jornalista Renato Abreu, o Questão de Ordem vai ao ar de terça a sexta-feira, às 19h30. A reprise acontece às 7h do dia seguinte.
O programa também é transmitido pela rádio Alece FM (96,7 MHz), de terça a sexta-feira, às 22h. O programa fica disponível no Alece Play e no canal da Alece TV no YouTube.
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara





