Semana Cada Vida Importa: programação pauta prevenção à violência e homicídios de adolescentes no Ceará

Por ALECE


Terá início na próxima segunda-feira (06/11), a sexta edição da Semana Estadual de Prevenção aos Homicídios de Jovens no Ceará, conhecida como Semana Cada Vida Importa. O evento ocorre em Fortaleza e no interior, com o objetivo de destacar a alta taxa de mortalidade entre jovens e adolescentes no estado do Ceará.

Mobilizada pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) da Assembleia Legislativa do Ceará, a programação de 2023 abrange uma série de atividades, incluindo o lançamento da pesquisa “Homicídios contra mulheres na segunda década de vida sob a marca da injustiça” pelo CPCV, um seminário sobre a redução da letalidade entre crianças e adolescentes no Grande Bom Jardim, apresentações de dança, com destaque para várias iniciativas de prevenção à violência nas escolas. Essas ações são conduzidas pelos coordenadores do CPCV, usando a metodologia Encruza nas Escolas.

A mobilização e a incidência política tocadas pelo comitê, que acontecem durante a Semana Cada Vida Importa, são estabelecidas pela Lei nº 16.482, de 19 de dezembro de 2017, em memória à Chacina do Curió, ocorrida na madrugada do 11 ao 12 de novembro de 2015, quando 11 jovens foram assassinados por agentes da polícia na Grande Messejana, em Fortaleza. A iniciativa é do presidente do CPCV, deputado estadual Renato Roseno.

A lei prevê que o poder público, em parceria com movimentos sociais e coletivos artísticos, organizem debates, campanhas, intervenções artísticas e outras atividades em defesa da vida de adolescentes e jovens do Estado. Secretarias e órgãos governamentais estão entre os proponentes da programação, dentre eles a Secretaria Municipal de Juventude de Fortaleza, por meio da Rede Cuca e do Comitê Executivo Municipal Pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (CEMPHA); Secretaria da Cultura do Estado, por meio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ); Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) e outras organizações da sociedade civil.

CHACINA DO CURIÓ

Neste ano, a Semana Cada Vida Importa também pauta a responsabilização e respostas aos homicídios de jovens. Isso ocorre em alusão às três fases do julgamento da Chacina do Curió, que ocorreram nos dias 20 de junho, 29 de agosto e 12 de setembro deste ano.

Em 11 de novembro, a programação da semana inclui a 11ª Marcha da Periferia, com o tema “O Curió clama por justiça, memória e reparação. Contra o genocídio negro: liberdade para viver e (r)existir!”. O evento terá início às 8h, com partida da Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza.

Em 14 de novembro, às 10h, na Unichristus, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema “Psicologia, Criminologia Crítica e Direitos Humanos: A Chacina do Curió e a Luta por Justiça”.

ATIVIDADES NO INTERIOR

A 6ª Semana Cada Vida Importa também alcançará municípios do interior do Estado, como Maranguape, Sobral e Barroquinha. Por exemplo, em 8 de novembro, em Maranguape, acontecerá uma palestra com estudantes da EMTI Eunice Weaver, com a participação dos membros do CPCV. Em 9 de novembro, está programado um encontro com representantes dos grêmios de escolas municipais e estaduais.

Em Sobral, em 6 de novembro, uma oficina sobre Projeto de Vida será realizada com adolescentes de 15 a 17 anos na Escola Ayres de Sousa. Em 7 de novembro, haverá um círculo de construção de paz no CRAS Irmã Oswalda.

Em Barroquinha, cidade localizada a quase 400 km de Fortaleza, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, ocorrerão palestras com psicólogos e assistentes sociais para discutir a prevenção da violência.

Da Redação/com Assessoria

Fonte da matéria:https://www.al.ce.gov.br

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *