Estudantes eleitos no programa Parlamento Jovem 2025 tomam posse em solene na Alece

– Foto: Máximo Moura
Na tarde desta quinta-feira (11/12), a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu os 14 estudantes eleitos no programa Parlamento Jovem de 2025 para celebrar a posse simbólica desses adolescentes e marcar a participação deles no ambiente legislativo.
O evento é parte da imersão programada para receber jovens representantes de todas as regiões do Estado para vivenciarem de forma prática o funcionamento do Poder Legislativo, compreendendo suas atribuições constitucionais e o papel dos parlamentares na elaboração das leis e na fiscalização dos atos do Executivo.
O programa Parlamento Jovem consolidou-se como uma das mais importantes ações de educação para a cidadania e o fortalecimento da democracia promovidos pela Alece. Nesta edição, o programa percorreu escolas de Icó, Limoeiro do Norte, Granja, Juazeiro do Norte, Banabuiú, Pacoti e Maracanaú. Foram eleitos 14 parlamentares jovens, que elaboraram cartas de intenções com demandas de suas regiões, apresentadas aos deputados estaduais.
A solenidade, iniciativa do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), foi presidida pelo deputado Simão Pedro (PSD), presidente da Unipace.
Presidente da Unipace, deputado Simão Pedro, agradece às escolas pelo envolvimento com o projeto – Foto: Máximo Moura
Simão Pedro agradeceu às escolas, aos professores e aos gestores que receberam o projeto. O parlamentar afirmou que a iniciativa tem o objetivo de incentivar a juventude a conhecer profundamente a política. “Hoje trazemos esses jovens para conhecer a Casa. A juventude precisa ser incentivada. A nossa tarefa é formar novas lideranças. Com esse projeto, nós estamos fazendo isso, fazendo com que eles conheçam a boa política, a política que agrega, a política que traz para a sociedade programas e projetos que são executados em qualquer área”, declarou.
Segundo o deputado, a ideia também foi incentivar os representantes a trazerem sugestões pensadas junto com os colegas, “para que a gente possa acompanhar essas demandas e que possa dar uma resposta também para eles que estão representando aqui a sua classe e a sua região. Então, é com muito prazer que estou aqui, neste Parlamento, hoje recebendo cada um de vocês. Sejam muito bem-vindos a esta Casa”.
Os 14 representantes eleitos no programa Parlamento Jovem foram chamados a fazerem seus pronunciamentos, pelo tempo de três minutos, na tribuna do Plenário 13 de Maio.
Parlamentares jovens recebem certificados de participação – Foto Máximo Moura
Os parlamentares jovens do município de Banabuiú, Ana Livya de Almeida Gonçalves e Emanuel Silva Araújo, da EEMTI Jacob Nobre de Oliveira Benevides, pediram o fortalecimento da educação no interior do Estado e melhor estrutura nas escolas.
Eles reforçaram que o calor e a falta de climatização nas salas lotadas são mais do que um mero desconforto. “É um atentado à capacidade de concentração e, consequentemente, ao rendimento escolar”, frisaram.
Também foi destacada a ausência de laboratórios adequados e de saneamento básico, além da necessidade de apoio psicossocial para os estudantes. Eles sugeriram que Governo do Estado e a Secretaria de Educação promovam a reestruturação da infraestrutura das escolas do Sertão Central.
Os representantes do município de Granja, da EEEP Guilherme Teles Gouveia, estudantes Marlisson Mayck Frota Magalhães e Ana Rosa de Assis Brito Magalhães, falaram sobre o abastecimento de água e a dificuldade de acesso à água potável.
O jovem parlamentar Marlisson Mayck Frota Magalhães foi um dos representantes das escolas de Granja – Foto: Máximo Moura
Eles reconheceram os avanços, com a instalação de cisternas e a chegada de dessalinizadores, que significaram um salto de dignidade e segurança hídrica. Mas informaram que a escola onde estudam recebeu um dessalinizador que nunca foi colocado em funcionamento, mantendo a instituição dependendo ainda de carros-pipa. Além da escola, muitas comunidades também enfrentam esse mesmo problema. “Solicitamos o apoio desta Casa no fortalecimento de ações estruturantes que garantam água potável às famílias e às instituições de ensino”, pontuaram.
Já os representantes de Maracanaú, Lara Kauany Alves Soares e Luís Erick Levi Pinheiro do Nascimento, da EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, frisaram a saúde emocional e psicoemocional dos alunos de escolas públicas. Eles citaram pesquisa do IBGE que indica que 21,4% dos adolescentes entre 13 e 17 anos sentiam que a vida não vale a pena ser vivida. “Esse dado estatístico revela que boa parte dos estudantes brasileiros passam por problemas graves de saúde mental, e é evidente que a realidade cearense não destoa desse fato”.
Eles sugeriram a ampliação da oferta de serviços de psicologia e sugeriram que a Secretaria de Educação e de Saúde trabalhem em conjunto para implementar a presença desses profissionais nas escolas.
Representante das escolas de Pacotí, Dalila Emmy Pimenta Magalhães Damasceno – Foto: Máximo Moura
Os alunos Dalila Emmy Pimenta Magalhães Damasceno e Randal Luiz Gonzaga Santos, da EEMTI Menezes Pimentel, de Pacoti, ressaltaram a ausência de espaços para práticas esportivas e cobraram formação esportiva e o papel do esporte como instrumento de cidadania e inclusão.
Eles solicitaram a criação de quadras multiúso e toda estrutura necessária e espaços de convivência, além da implementação de um “complexo esportivo municipal no terreno atualmente destinado ao campo central, preservando sua simbologia, mas ampliando sua função social”.
Os representantes de Icó, da EEMTI Padre José Alves de Macedo, os alunos Francisco Micael Silva de França e Luana Amurim Dias, agradeceram professores que abraçaram a ideia e valorizaram a participação dos jovens, ressaltando a importância da educação.
Eles sugeriram a descentralização da Unipace para a preparação para o Enem e concursos em todas as microrregiões do Ceará. Acrescentaram que não há ações similares na região e que a iniciativa trará uma oportunidade igualitária de ter acesso a esse serviço, aumentando as chances de aprovação no Enem e em concursos.
Henrique Ferreira Bezerra e a colega Anny Beatriz Sousa de Menezes representaram escolas de Juaziero do Norte – Foto: Máximo Moura
Já de Juazeiro do Norte, da EEMTI Presidente Geisel (Polivalente), participaram Anny Beatriz Sousa de Menezes e Henrique Ferreira Bezerra. Eles ressaltaram a expansão das escolas de tempo integral e os desafios urgentes que se impõem em termos de adaptação da infraestrutura das escolas para essa nova realidade escolar.
Citaram também que há escolas que ainda homenageiam presidentes da ditadura militar e sugeriram a mudança desses nomes. Propuseram também que a presença de psicólogos e assistentes sociais seja tornada política pública permanente. “Assim será possível consolidar a educação integral que forma cidadãos críticos, saudáveis e comprometidos com a transformação social”, pontuaram.
Alynsson Jimenez Mulet fala em nome dos colegas de Limoeiro do Norte – Foto: Máximo Moura
De Limoeiro do Norte, da EEMTI Arsênio Ferreira Maia, participaram Josefa Priscila Alves Batista e Alynsson Jimenez Mulet. Elas ressaltaram a vulnerabilidade e a violência contra a mulher e como esses temas se fazem presentes em situações que vão desde relacionamentos até o abuso de poder em ambientes profissionais. As estudantes citaram casos de violência contra a mulher, ressaltaram a banalização da violência e a falta de uma resposta rígida em alguns desses casos.
Elas sugeriram a realização de capacitações periódicas para guardas municipais, policiais civis e militares, com foco na Lei Maria da Penha e no atendimento humanizado das vítimas, “a fim de assegurar o correto encaminhamento das denúncias e a proteção das mulheres”.
A secretária-executiva da Secretaria de Juventude do Ceará, Denise Bessa, participou da solenidade representando o governador Elmano de Freitas. Para a secretária, o evento é simbólico e lembrou que o Parlamento é uma porta aberta para que os jovens vivenciem a política em sua essência.
“Estar aqui em nome do governador Elmano de Freitas é reafirmar que o Governo do Ceará segue de portas abertas para ouvir, dialogar e caminhar com os jovens. Que essa posse seja o início de jornadas inspiradoras, que saiam líderes sensíveis, comprometidos com a democracia e a sociedade cearense”, concluiu.
Participaram da solenidade o deputado Davi de Raimundão (MDB); o representante da União dos Vereadores da Câmaras Municipais do Ceará, o vereador de Quixeré Samuel Isidoro; o diretor legislativo da Alece, Carlos Martins; a diretora acadêmica da Escola do Parlamento Cearense (Unipace), Sarah Holanda, e o procurador da Alece, Rodrigo Martiniano. Também estiveram presentes vereadores das câmaras municipais de Maracanaú, Icó e Pacoti.
Edição: Clara Guimarães
Fonte: Assembleia legislativa do Ceara





