Mostra das Artes 2024 – CCBJ celebra 18 anos, fortalecendo seu (re)existir na periferia de Fortaleza
Ascom CCBJ – Texto e Fotos
Relembrar o passado, valorizar o presente, construir o futuro. A Mostra das Artes 2024 chega como uma celebração da ancestralidade daqueles que vieram antes, reconhecendo as conquistas do presente e contemplando o que se define como um futuro promissor.
Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro a Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim, vai celebrar a finalização de ciclos formativos e das culminâncias dos projetos e ações do equipamento, com uma programação plural, gratuita e diversa, voltada para todas as idades.
A Mostra das Artes 2024 comemora os 18 anos de (re)existência do CCBJ, a celebração do aniversário será no dia 21 de dezembro, com a presença do público e dos que fazem a casa acontecer o ano todo.
Serão três dias de programação com mais de 30 atrações, entre artistas e atividades culturais, oficinas, teatro, exposições, além dos shows que encerram as noites de evento nos três dias de festa.
A programação traz uma mistura de todos os eixos estruturantes do Centro Cultural Bom Jardim: Escola de Cultura e Artes (ECA) com apresentação e encerramento dos processos formativos básico, de média e longa duração; Atenção Social (Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE) com atividade de promoção aos direitos humanos, educação popular e arte-cultura; Ação Cultural (difusão cultural e circulação) com uma programação artística-cultural conectada com o território.
Na quinta (19), a Mostra das Artes contará com a participação de Cley Monteiro, coreógrafo e diretor da Cia 085, companhia de dança especializada em Brega Funk. Já a sexta promete, com muito forró ao som da banda Rainhas da Farra, na voz de Amanda Silva. Encerrando as noites de shows, no sábado vai ter samba sim, com o grupo Sambonja, revelação do cenário musical cearense fazendo o autêntico samba e hits de pagode do momento. Ainda no sábado teremos o tradicional bolo em comemoração ao aniversário do equipamento, além da exibição de um documentário especial em celebração aos 18 anos do CCBJ.
A programação conta com participação especial de Dudu Suricate, Produtor audiovisual, Co-proprietário do Suricate Seboso e co-criador da Vetinflix. Dudu estará como influenciador digital da Mostra.
O cerimonial fica sob o comando de Jô Costa e Stephanie Mendes. Jô é uma mulher travesti preta, moradora do Grande Bom Jardim. Educadora social, militante do movimento negro e LGBTQIAPN+, coordenadora do coletivo Gueto Queen, produtora cultural do festival negruras. Atriz e performer e apresentadora/mestra de cerimônias. Stefany Mendes, é multi artista, atriz, cantora, produtora cultural, Idealizadora e Coordenadora do Coletivo Polo Trans.
Você pode acompanhar a programação completa da Mostra das Artes 2024 no site e redes sociais do CCBJ.
Sobre a Mostra das Artes
A Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), é uma celebração à cultura, arte, luta e memória do Grande Bom Jardim e de todos(as) os(as) envolvidos(as) nos processos de formação artística, difusão, fruição e cidadania cultural promovidos pelo CCBJ ao longo do ano. A mostra também é um momento de socializar os resultados de pesquisas, vivências e experiências, com uma programação diversa, plural, democrática, com atrações que valorizam a memória, estética e linguagem artísticas produzidas no território do Grande Bom Jardim e nas periferias do Ceará.
Para 2024 a proposta central foi pensar a superação das trajetórias da comunidade antes do CCBJ enquanto política pública, seguindo com o pensamento sobre como o equipamento age enquanto garantia e promoção de direitos, assegurando um futuro melhor para as juventudes/bairro e finalizando com a perspectiva de ver o equipamento como uma ferramenta transformadora na atuação com as juventudes e crianças e o que isso significa para o futuro delas.
A Mostra também se configura como espaço de sociabilidade e fomento à cadeia produtiva e economia local, envolvendo os mais variados sujeitos do território, alcançando mais de 500 pessoas envolvidas diretamente na programação, entre artistas, grupos e coletivos artísticos culturais, parceiros comunitários, estudantes e professores.
Serviço:
Mostra das Artes 2024
Data: 19, 20 e 21 de dezembro (quinta-feira a sábado)
Horário: a partir das 14h
Fonte: Governo do estado do Ceara