Eduardo Bismarck destaca projeções no turismo no Ceará para 2026 no Conexão Alece

Por Giovanna Munhoz

 – Foto: Bia Medeiros

O Conexão Alece, programa multiplataforma da Alece FM (96,7 MHz), conversou, nesta segunda-feira (08/12), com o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, que destacou os investimentos realizados pelo Estado e as projeções para o setor em 2026. Segundo ele, o ritmo de crescimento observado em 2025 deve se intensificar no próximo ano, impulsionado pelo aumento de voos, pela qualificação de destinos e pela ampla movimentação de passageiros nos aeroportos cearenses.

De acordo com o secretário, a expectativa é de que 600 mil passageiros transitem pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza nos próximos meses, sinalizando o volume de visitantes que o Ceará deve receber no verão de 2026. “Só na semana do Réveillon, estimamos mais de um milhão de turistas no Ceará”, assinalou.

Eduardo Bismarck ressaltou que o Ceará permanece entre os estados mais visitados do País e o público doméstico segue como o principal responsável pelo fluxo turístico. “Entre janeiro e outubro deste ano, mais de 5,7 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de Fortaleza, Jericoacoara e Juazeiro do Norte. No âmbito de passageiros em voos internacionais, já ultrapassamos a marca de 90 mil somente neste ano”, informou.

O secretário comentou ainda os perfis dos visitantes. Em Fortaleza, o turismo de descanso é forte durante o Carnaval, enquanto municípios como Aracati se consolidam como grandes polos de eventos. “No maior carnaval do Estado, em Aracati, um único dia de avenida lotada pode reunir mais de 400 mil pessoas consumindo. Cada destino oferece uma experiência diferente”, explicou. 

Investimentos em equipamentos estratégicos também são essenciais para alavancar o turismo. Segundo Eduardo Bismarck, o Beach Park, por exemplo, é uma âncora do turismo cearense pela capacidade de hospedagem e atração diferenciada que atrai visitantes de vários países. “O nosso Estado conta com muitos equipamentos e eventos esportivos, atrações musicais, turismo religioso, gastronômico e de negócios, além dos destinos mais procurados, como Fortaleza, Jericoacoara, Aquiraz, Beberibe e Canoa Quebrada”, apontou.

O secretário também detalhou o trabalho técnico da pasta para ampliar rotas aéreas. Segundo ele, a Secretaria do Turismo (Setur) utiliza estudos que identificam a origem e o comportamento dos visitantes para negociar com as companhias aéreas. “Quando uma companhia investe em novos voos, é uma aposta. Nosso papel é mostrar que vale a pena. Temos clima favorável, boa hotelaria e o apoio do Governo do Estado com incentivos”, afirmou.

Segundo o gestor da pasta, estudos do setor mostram ainda que um turista gasta, em média, R$ 3.900 por viagem ao Ceará, movimentando mais de R$ 11 bilhões na economia estadual ao considerar os públicos nacional e internacional. “É dinheiro novo que entra no Estado. Gera receita, movimenta o ICMS e permite novos investimentos na captação de voos. Hoje o turismo representa até 10% do PIB cearense”, reforçou.

Eduardo Bismarck salientou também a importância de fortalecer os trabalhadores do setor. “O cearense recebe bem, presta um bom serviço e isso impacta diretamente no crescimento do turismo. Trabalhamos com capacitações em parceria com o Sebrae, Ministério do Turismo, CDL e outras instituições, oferecendo cursos atualizados e conectados às necessidades de cada região”, explicou.

O titular da Secretaria do Turismo citou investimentos em infraestrutura como fator fundamental para a expansão do turismo. “O Centro de Eventos mudou a história do Ceará ao atrair visitantes ao longo de todo o ano. Aproveitamos a estrutura construída pelos ex-governadores Cid Gomes, Camilo Santana e Izolda Cela, e que agora vem sendo ampliada pelo governador Elmano de Freitas, com melhorias em estradas, aeroportos e qualificação dos destinos. O Estado já possui uma base sólida e seguimos ampliando essa infraestrutura”, disse.

Deputado federal licenciado, atualmente no segundo mandato, Eduardo Bismarck integra a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Foi coordenador da bancada cearense (2023/2024), membro da Mesa Diretora (2021/2022) e atuou como vice-líder do PDT e da maioria. É autor de propostas importantes para o setor, como a emenda que incluiu empresas de turismo no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), a lei de combate ao turismo sexual e a lei que institui o Dia Nacional do Guia de Turismo.

SERVIÇO

Produzido por Kássia Braga e apresentado por Kézya Diniz, o Conexão Alece pode ser acessado no Alece Play, plataforma de vídeo disponível para download no Google Play, em celulares Android, ou acessada pelo navegador no celular, tablet, computador e smart TV. 

O programa vai ao ar às segundas-feiras, na Alece FM e no YouTube, a partir das 8h, com reprises na Alece TV às 20h30. Além disso, fica disponível em formato de podcast nas principais plataformas de áudio: SpotifyDeezer e Apple Podcasts.

Edição: Vandecy Dourado

Fonte: Assembleia legislativa do Ceara

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *